» A Responsabilidade do Chefe
 Imagem aleatória... Atualize para ver mais!

A Responsabilidade do Chefe

Nonada, foi escrito por Santaum no dia 61 de Pós-matemática de 3173 YOLD às 5:31:47

Mercado
Creative Commons License photo credit: rsrocha2004

Ser chefe é uma tarefa muitas vezes complexa para muita gente. O simples fato de mandar, dar uma ordem e mais, fazer com que o seu funcionário tenha uma boa relação contigo é muito difícil.

O chefe realmente é um caso maior a se considerar pois, ao contrário daquele que é mandado, tem mais responsabilidade. Pode-se perceber, na maioria das empresas, que o mais falado e o mais comentado é o chefe. Esse sujeito é, de fato, a bola da vez na empresa.

Receber ordem não é difícil. Suas responsabilidades não são pequenas, embora não sejam tão grandes quanto a do seu chefe. Essa ligeira facilidade que o proletário carrega consigo não diz respeito às suas atividades corriqueiras e técnicas. Diz respeito à sua menor responsabilidade de gerenciamento de pessoas. É justamente essa a questão. Problemas técnicos podem ser sanados com certa facilidade, enquanto problemas de gerenciamento de pessoas podem ser mais complicados. Quanto a parte técnica, evidentemente ou provavelmente o funcionário poderá ter mais responsabilidades que o seu chefe. E fica naquela situação: o proletário trabalha bastante e no final das contas quem fica com o status é o seu chefe. É igual em revista de negócios. Quando uma empresa bate recorde em algum parâmetro econômico quem, na verdade, aparece com o mérito é o chefe. Claramente se percebe uma mesma situação oposta na qual uma empresa se fecha. A culpa maior acaba sendo - também - do chefe.

Dessa forma, o chefe precisa se preparar bastante para assumir um cargo de chefia. Não é fácil lidar com pessoas, ainda mais se seus ou suas funcionárias são boas de serviço e ao mesmo tempo arrogantes, mentirosas e fofoqueiras. Na parte técnica são excelentes, mas o que isso adianta se elas proporcionam um ambiente de trabalho totalmente desfavorável para o rendimento delas mesmas? Em uma situação dessas, entra o papel do chefe. Ele que tem que resolver essa situação que, aparentemente, é boba e no final das contas é mais complexa do que se imagina. Se este chefe não conseguir se sobressair em uma situação dessas, o chefe dele pode mandá-lo embora. E por aí vai, chefe, chefe do chefe e chefe do chefe do chefe.

É uma situação triste essa tal da hierarquia. Primeiramente porque o chefe depende completamente do seu funcionário. Para se dar bem na empresa ele precisa gerir bem seus funcionários, e esta tarefa é requete dificíl em termos de relacionamento humano. Gerir pessoas. Se se pensar com profundidade uma coisa dessas, é algo ridículo. Mas é real. O mais forte depende do mais fraco para sobreviver. É necessário que o chefe trate bem o seu subordinado para que este tenha um bom rendimento e que seus lucros aumentem. O mais forte não consegue simplesmente ser o mais rico se não depender do mais fraco. E é nisso que se baseia o regime hierárquico. Para que o lucro do mais alto aumente, ele tem que exigir do mais baixo, inegavelmente, contanto que ao mesmo tempo o mais alto tenha que saber mandar no mais baixo. Esse é o grande problema da hierarquia.

Outro grande problema da hierarquia pode ser visto da seguinte forma… Suponhamos, por exemplo, que seja um engenheiro trainee que recentemente foi admitido na empresa. Acaba fazendo grandes amizades com os amigos que entraram junto contigo. Em um instante futuro, você é promovido e seus amigos não. E mais, acaba se tornando chefe deles. Aquelas conversas informais acabam. O clima antigo de amizade acaba. O chefe tem que ter uma postura diferente para com eles justamente por causa da sua nova posição hierárquica. Outro problema: a medida em que você sobe de posto, mais você fica solitário, inevitavelmente.


Creative Commons License photo credit: Chance Gardener

Chefe sofre.

Grande abraço a todos.

Categoria: Liguê Djá, Presque Pensitivo


6 Comentários

Hã? Nonada, comentado por CinthiaNo Gravatar

Feito no dia 61 de Pós-matemática de 3173 YOLD às 8:82:71

Meu lindo,
esta é a minha atual situação… as responsabilidades do chefe. Antes não sabia que isso poderia interferir tanto em uma vida profissional! Não gostamos de hierarquias, mas muitas vezes ela se faz fundamental!
Lindo, como sempre, seu post esta EXCELENTE!!!
Te lovo mto!
Bjos!

Hã? Nonada, comentado por SantaumNo Gravatar

Feito no dia 61 de Pós-matemática de 3173 YOLD às 9:25:23

De fato.

Japinha, concordo contigo em gênero, números arábicos e degrau.

Obrigado. Bjs…

Hã? Nonada, comentado por Enio Luiz VedovelloNo Gravatar

Feito no dia 62 de Pós-matemática de 3173 YOLD às 4:66:08

É por causa desses problemas que há algum tempo eu desisti de cargos administrativos. Trabalho bem em equipe, mas gerencio muito mal as pessoas, não me acho com pulso firme suficiente para os momentos em que é preciso. Prefiro um cargo técnico, onde o meu desempenho dependa, basicamente, de mim mesmo.
Muito bem escrito, Santaum.

Hã? Nonada, comentado por SantaumNo Gravatar

Feito no dia 62 de Pós-matemática de 3173 YOLD às 5:59:16

Grande Enio,

Obrigado pela visita.

Cargo administrativo é bastante difícil. Concordo plenamente contigo.

Não sei se já viu um documentário na TV Cultura sobre o Povo Brasileiro. Este documentário mostra que nas tribos indígenas brasileiras não existe hierarquia. Não existe esse negócio de chefe e chefia. O cacique não manda em ninguém. Ele somente está lá porque tem mais conhecimento que os outros.

Obrigado pelo comentário e pela visita.
Grande abraço.

Hã? Nonada, comentado por Rev. Peterson CekempNo Gravatar

Feito no dia 13 de Caos de 3174 YOLD às 9:41:79

Santaum, grande texto!

Eu sempre fui contra hierarquias, mesmo antes da Anarquia. Quando olhei pro meu livro de história da sétima série com um ‘box’ de base da página sobre os anarquistas eu pensei “ah, já inventaram isso? Droga, não cheguei primeiro…”.

Sempre achei hierarquia algo desnecessário, tolo, deprimente. Meu individualismo parte do princípio de que certas coisas não existem, grupos, “ideais”; satisfazendo um grupo tudo o que uma pessoa faz é satisfazer quem está no comando dele, ou quem lucra com ele nos bastidores…

Uma coisa sobre chefes: Sartre disse “é fácil obedecer, quando se sonha mandar”. Segundo a mesma filosofia Sartriana, a questão de mandar é meio esquisita, pois uma vez que alguém manda um subordinado fazer alguma coisa, ele tem ou não a escolha de aceitar fazer - não importam as ordens dadas, se você for de Sartre a culpa não é de quem manda, é de quem faz. Curioso, não?

Abraços e grande texto.

Hã? Nonada, comentado por SantaumNo Gravatar

Feito no dia 14 de Caos de 3174 YOLD às 6:88:03

Grande Peterson,

Heehehehehhe. Curioso demais. Hehehhehe.

Como sempre, muito bom seu comentário.

Quer saber? Sendo bem imparcial? Hierarquia é um saco mesmo, hehehehehe… Queria saber quem foi o infeliz que inventou isso…

Faça já o seu comentário!
Preferencialmente, leia a nossa política de comentários.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina



www.flickr.com