• Home
  • Autor
  • CC
  • Glândula Pineal
  • Políticas da Cabala
  • Sobre
Atualizações: Posts | Comentários | Newsletter
  • Discordianismo
  • Futebol
  • Poperó
  • Transmissão Ao Vivo
  • Uluru

Santaum Ponto Orgue

Nonada, escrito em 16 de Discórdia de 3174 YOLD por Santaum às 5:00:35

O Certo Para um Pode Ser o Errado Para Outro



Beyond Bagdá
Creative Commons License photo credit: Rev. Beraldo

O certo para mim pode ser errado para você. Ou o certo para você pode ser o errado para mim. Ou o certo para mim e talvez também para você pode ser o errado para o outro. Entretanto, existe algumas possibilidades de o certo para você ser o certo para mim, ou até mesmo o errado para mim ser o errado para você.

Darei um exemplo clássico: Discussões.

Você tem a sua fé da maneira que você acredita. Não obstante, o outro tem a fé dele da maneira que ele acredita ou não. Suponhamos que intuitivamente você diga para a outra pessoa que a sua opção é a certa para você e tenta convencer outra (estou incluindo todas as formas de crenças e também não-crenças) que aquilo é o certo e a verdade. Muitas vezes o seu argumento, mesmo sendo necessariamente convincente para você, não é suficiente para convencer uma outra pessoa sobre o seu certo, uma vez que ela insiste que o seu certo é diferente do certo que o primeiro configura. E mais: não necessariamente, ou até mesmo raramente ambos, ao mesmo tempo, acreditam em uma fé semelhante no sentido de acreditarem em tal crença da mesma maneira.

Quase sempre. A verdade é essa: quase sempre. Muitas vezes você até pode provar cientificamente que uma determinada coisa não existe ou é errada mas, mesmo assim, o que você falou é errado para o outro. Se, antes de mais nada, para o outro é o errado, esse seria o certo para o outro e o errado dele contigo. O que não quer dizer que você necessariamente tem que descrer no seu certo muito menos no errado dele para você (que é na verdade o certo dele).

As discussões, dependendo da temática, podem ser mais complexas do que se imaginam. Até porque o homem, invariavelmente, tende a manter o seu certo até o último momento e raramente reconhece que o certo para ele pode ser um mero errado. Ou o contrário: que o errado para ele com relação ao outro seja um certo para ele e que a argumentação dele possa ser certa perante ao certo do outro que para ele é o errado. O que não quer dizer que para uma terceira pessoa ambos estejam corretos. Ou ambos até mesmo estejam errados.


Creative Commons License photo credit: foxypar4

Grande abraço a todos.


Discordianismo
Este texto foi escrito em 16 de Discórdia de 3174 YOLD às 5:00:35. O caríssimo, caso não goste de comer pão sírio ou fazer charadas, pode acompanhar os comentários desse texto através do feed RSS 2.0. Você pode, ainda, comentar, ou fazer um link para o seu sítio.

22 Comentários


Veja aí, ó!!!!! (5 exclamações)



  1. URL

    16 de Discórdia de 3174 YOLD às 5:76:78

    Permalink

    Riovaldo R. Tertuliano said:
    Santóne,

    Es cierto que yo no entendi nada lo que escribió. Sus argumentaciones quedaran mi cabeza un gran nó.

    Frase del gran Riovaldo: “A veces no logramos entender todo lo que pasa, exceto todo lo que pasa”



  2. URL

    16 de Discórdia de 3174 YOLD às 6:05:91

    Permalink

    Henrique Artur Wint said:
    A questão do certo e errado pode ser tanto ’solitariamente’ quanto em conjunto, se analisarmos os preceitos morais. Existem enormes variações e invariações do que é certo o não. E constantemente imponos a nós e aos outros isso.


  3. URL

    16 de Discórdia de 3174 YOLD às 6:18:44

    Permalink

    Santaum said:

    Riovaldo, haahahahahhahaahaahahah. A intenção foi essa mesmo.

    Henrique, de fato. Concordo contigo. Na minha opinião, a sua melhor opinião até agora aqui na Cabala Santaumniana.

    Uma coisa que me preocupa na questão do certo e do errado é o excesso. Ou até mesmo uma super fundamentação. Isso pode ser muito perigoso.

    Grande abraço.



  4. URL

    16 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:76:17

    Permalink

    Evandro Cesar said:
    Você pode estar certo, ou não…


  5. URL

    16 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:81:97

    Permalink

    Henrique Artur Wint said:
    Obrigado Santaum.
    Agora lembrei-me de uma coisa que li Humano, demasiado humano. Que falava justamente sobre esse conceito do certo e errado.
    Nietzsche ‘perguntava’ como poderíamos dizer o que é certo ou errado se tudo isso saiu de um conceito e não de um fato.
    Li algo que tocava nesse ponto também em ‘A República’ do Platão.


  6. URL

    16 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:84:21

    Permalink

    Santaum said:

    Interessante Henrique, demasiado interessante.

    Evandro, você está certo, ou não, heeheheheheheh…

    P.S.: Eu inseri essa figura no photo dopper a partir da busca “mistake”. Tipo, a figura não tem nada a ver, ahhahhhhahah. Talvez a ave tentou pegar a presa e ERROU. Ou não… Bom, o importante é que a figura é BEYOND BAGDÃ… Heheheeheheh…



  7. URL

    17 de Discórdia de 3174 YOLD às 4:90:02

    Permalink

    giseli said:
    Hum, post interessante!
    Uma coisa é certa (rs): o conceito de certo e errado é altamente subjetivo em 99,99% das vezes. Ou não?
    Aiai, será que estou certa ou errada a comentar sobre isso? :P


  8. URL

    17 de Discórdia de 3174 YOLD às 5:21:22

    Permalink

    Santaum said:

    Hhehehhhhhhhhhhh…

    Isso vai depender do outro que tá lendo, e ele acha certo ou errado o que para você é certo ou errado, heheheeheeh…

    De qualquer maneira, obrigado.



  9. URL

    17 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:41:22

    Permalink

    Fátima said:
    Olá, amigo!

    O que eu gosto em debates é quando ocorre uma sincronia de intenções entre os debatedores, ambos estão com ânimo para debater, para caminharem em busca da verdade. Isso é dialética: tese + antítese = síntese. E eu adoro!

    Infelizmente não observamos a presença de referido ânimo nos debates, o que vemos são disputas de egos, espírito competitivo, onde cada qual deseja ter razão.

    C’est la vie!

    Gostei do texto.

    Abraços!
    ;)



  10. URL

    17 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:91:79

    Permalink

    Santaum said:

    Exato Fátima, exato. Concordo plenamente contigo.

    O que eu quis dizer implicitamente nesse post você percebeu excelentemente: disputas de ego e excesso de orgulho. É justamente a partir daí que surgiu a minha crítica e, consequentemente, esse texto.

    Parabéns pela sacada.
    Grande abraço.



  11. URL

    18 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:77:53

    Permalink

    Fernando Cury “o Pandão” said:
    tudo é relativo, meu bom.

    a verdade é sempre relativa, pois existem diferentes verdades, quase tornando o significado dessa palavra nos dicionários utópica.

    Abraços! (curti seu blog… ;-) , feed assinado!)



  12. URL

    18 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:77:53

    Permalink

    Fernando Cury “o Pandão” said:
    tudo é relativo, meu bom.

    a verdade é sempre relativa, pois existem diferentes verdades, quase tornando o significado dessa palavra nos dicionários utópica.

    Abraços! (curti seu blog… ;-) , feed assinado!)



  13. URL

    18 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:80:96

    Permalink

    Santaum said:

    De fato Fernando, de fato.

    Obrigado. O seu também já tá no meu del.icio.us! Muito bom também! Na verdade, já tem um bom tempo que vejo algumas postagens lá. Mas hoje foi a primeira vez que comentei, :) .

    O problema é que, infelizmente, não postarei até o dia 40 de discórdia de 3174 YOLD (23 de abril de 2008), fora os posts programados que já elaborei.



  14. URL

    18 de Discórdia de 3174 YOLD às 8:71:01

    Permalink

    Fátima said:
    Ei! Como se faz isso? (assinar um feed)????


  15. URL

    18 de Discórdia de 3174 YOLD às 8:78:09

    Permalink

    Santaum said:

    Oi Fátima. Sua pergunta é muito boa.

    Acho que este post pode te ajudar em alguma coisa: http://santaum.org/como-assinar-um-blog/

    Se não te ajudar a esclarecer sua dúvida, te explico detalhadamente no MSN, ok?

    Grande abraço querida!



  16. URL

    31 de Discórdia de 3174 YOLD às 6:35:37

    Permalink

    Rev. Peterson Cekemp said:
    Humm… Não sei se esse post nasceu de uma certa conversa no MSN ou foi uma certa conversa que nasceu de um post… heaheaheaheahea

    De qualquer forma, pra isso que existe a lógica. Leis de pensamento. Se o outro não usa a lógica como base de seu conhecimento, o problema é dele, lógica independe de vontade.

    Por exemplo, uma pessoa não pode estar sentada e em pé ao mesmo tempo.

    Mas, o que se pode fazer (e o que prova muito bem a afirmação erisiana) é investigar as bases de tal afirmação, as definições delas – coisas puramente imaginadas e que não podem ser definidas pela lógica. Por exemplo, tal frase (uma pessoa não pode estar sentada e em pé ao mesmo tempo) pode ser contestada se a pessoa arrumar outras definições para “sentada”, “em pé”, “tempo”, “pessoa” ou mesmo “estar”, hehe.

    De qualquer forma, certo e errado, não passam de classificações de imaginação, como já disse o Henrique (que disse que quem disse foi Nietzsche).

    Mas aí, ah, mas aí, ‘cá estamos’: o certo é não ter certo e errado.

    E aí? Abraços…



  17. URL

    32 de Discórdia de 3174 YOLD às 9:31:69

    Permalink

    Santaum said:

    Não necessariamente, hehehehehe. O certo de não ter certo e errado pode ser certo pra você. Ao mesmo tempo pode ser errado para mim ou para outra pessoa, hehehehehe.

    De fato, a origem dessa discussão foi oriunda de nossa “tc” no MSN.

    Grande abraço meu jovem.



  18. URL

    32 de Discórdia de 3174 YOLD às 9:86:57

    Permalink

    Santaum said:

    Sobre as definições, depende se a outra pessoa que ouve a definição do sentado e levantado acha que aquilo é certo ou errado. Também o errado pode ser o certo e o certo o errado. Também pode haver uma terceira e até mesmo várias que eventualmente possam fugir dessa dualidade. Parece que estamos presos ao dualismo. Parece, mas isso não é certo nem errado. O que não quer dizer que certo ou errado isso. O que não quer dizer que eu quero dizer que o certo ou errado nisso seja certo ou errado.

    Grande abraço jovem Peterson !!!!! (5 exclamações)



  19. URL

    39 de Discórdia de 3174 YOLD às 7:21:18

    Permalink

    Bia Mosca said:
    Referencial…


  20. URL

    40 de Discórdia de 3174 YOLD às 5:56:76

    Permalink

    Santaum said:

    Referencial? Ok. Referencial.



  21. URL

    40 de Burocracia de 3174 YOLD às 9:82:62

    Permalink

    franse said:
    O relativismo leva quem o segue a um labirinto, à confusão, não podendo redundar em nada mais do que na própria morte.
    Em matéria de ciência, muitas coisas tidas como “comprovadas”, há não muito tempo, agora foram superadas. O que antes “fazia mal” à saúde, hoje nem tanto e há quem diga que até é bom… A ciência é relativa. As teorias agora são outras… mas, são teorias, apenas. Vão e vêm, muitas ao sabor do vento das conveniências humanas.

    A Fé, Verdadeiramente inspirada, é Absoluta, pois o Verdadeiro Deus é Pleno,logo nos dá a plenitude, não meras teorias de momento. Nós, seres incompletos na evolução, é que O vamos descobrindo mais e mais, se nos desapegamos do mundo e de nós mesmos, lançando-nos nos braços do Deus que É Pai.

    Sabiamente foi dito e esprito: “Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida” – Jesus Cristo.

    Onde encontrá-lo?? Na Igreja que Ele fundou e que alimenta com Seu próprio Corpo e Sangue, dia após dia, todos os dias, garantindo que Nela jamais prevalecerá o mal: Igreja Católica Apostólica Romana.

    Fiquem na Paz Verdadeira.



  22. URL

    41 de Burocracia de 3174 YOLD às 3:51:86

    Permalink

    Santaum said:

    Franse, o seu comentário é a prova viva de que esse é o certo para você e não necessariamente esse é o certo para os outros.

    Sobre relativismo, acho que não compreendeu o texto. O que foi proposto não foi o relativismo entre si, e sim o relativismo de opiniões. É esse o problema da religião, que não concorda e aceita a opinião dos outros que acham errado aquilo que eles defendem. Os religiosos são devotos das suas religiões e são céticos nas dos outros. Para os céticos, o mesmo raciocínio pode ser feito. Aliás, não só para religião. Essa temática pode ser estendida para vários assuntos.

    Eu lhe pergunto: qual o problema de ter relativismo de opiniões? Nenhum.

    Agora, reconheçamos e respeitamos que o seu certo é nobre, pois você está convicto dele. Isso é muito bom. No entanto e, retomando à idéia do texto, não necessariamente isso quer dizer que ele seja certo para os outros. Mas é o certo pra você.

    Para finalizar,

    O relativismo leva quem o segue a um labirinto, à confusão, não podendo redundar em nada mais do que na própria morte.

    Não se esqueça de que todos nós morreremos, ok? Mesmo sem confusão e labirinto, ok? Não se esqueça disso.

    Grande abraço e amém!



Faça já o seu comentário!


Aqui está a sua chance, mas antes


leia nossa política de comentários!!!!!



  1. Nome (obrigatório)

    e-Mail (obrigatório)

    URL

    Mensagem



  • Ad
  • Google
  • Discordianas

    • salix: “Antes de comentar, é preciso responder ao...
    • Gabriela Sales: Muito boa noite, Boninho! N?o tenho mais...
    • gabriel: Por mais que nao seja, e possivel fazer aqui um...
    • MArcelo: O q significa: 19/5 1/12/14 ! ?
    • Evandro Cesar: Meio assustador esse negócio :S
    • Schneider: Muito ótimo para causar adoráveis brigas...
  • Santaum no Twitter

  • Leituras Santaumnianas Neste Ano de 3175 Yold

  • Cabalas Erisianas

    Pensitivo | 1001 Gatos de Schrödinger | Orkutcídio em Massa para Adoradores de Lasagna | Tudismocroned | Cabala Cavalo-de-pau de Éris & Tzara| Nada Verdadeiro | Divagações | Manual Prático da Delinquência Juvenil | Ari Almeida Ponto Bloguespote Ponto Com | Delirio Coletivo

  • Flickr

  • Digamasigmato Mafagáfico

©© 3175 YOLD Santaum Ponto Orgue - Satisfacción garantizada!!!!! (5 exclamações)
O tema Papercut foi feito por WooThemes - Premium Wordpress Themes
Monetize o seu blog com HOTWords utilizando o plugin WP-HOTWords 4.4.1.